Endodontia
O que é?
A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido nervoso semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo e preenchido com material obturador, selando o canal radicular.
Há indicação de tratamento de canal, quando um dente está com uma inflamação interna, ou quando já está necrosado. A inflamação interna pode ter várias causas, sendo a cárie a mais comum, pois causa cavitação muito extensa, atingindo assim a parte interna do dente, que é conhecida como polpa.
Já a necrose pulpar é um passo que ocorre após a inflamação da polpa, estágio no qual o dente fica preenchido com um tecido necrótico, possibilitando a contaminação de microrganismos no interior do dente.
As fraturas dentais extensas ou lesões por trauma também podem danificar a polpa dental, necessitando da realização de tratamento de canal.
Assim como em todas as áreas da Odontologia, a Endodontia evoluiu muito com o desenvolvimento e aprimoramento das técnicas, matérias e equipamentos, com isso os dentes com polpa infeccionada ou afetada podem ser preservados e reabilitados, diferente da ocorrência antigamente quando esses dentes eram extraídos e perdidos.
Benefícios
- Elimina as Dores: Além de aliviar as dores, muitas vezes, intensas, o tratamento endodôntico visa manter o dente na cavidade bucal.
- Evita extrações: A extração de um elemento dentário pode gerar uma série de alterações na cavidade bucal e nos outros dentes e isso implica em futuras complicações.
- Restauração Duradoura: O dente tratado e restaurado pode durar por muitos anos se receberem os cuidados adequados com uma boa higiene bucal e avaliações regulares.